Blog
BRA_facebook novembro_53
Osciloscópio: como testar unidades injetoras de Diesel

Bombas de injeção eletromecânicas também conhecidas por PDE e PLD encontram-se dentre os sistemas de injeção eletrônica à Diesel.

Uma etapa fundamental de conserto destas unidades injetoras é a certificação da ocorrência do atracamento ou indução da armadura em um limiar de corrente exato, que deve ser ajustado para o perfeito funcionamento do motor.

Uma fonte de corrente com alcance de pelo menos 10 amperes deve ser utilizada para esses testes, garantindo que a incrementação tenha ocorrido de maneira correta. Fatores como aquecimento da bobina, variação rápida da corrente, instabilidade da fonte podem resultar em leituras incertas que comprometem a qualidade do teste.

Uma forma de aprimora-lo é por meio do uso do osciloscópio, pois proporciona um teste mais preciso e não necessita de ajustes paulatinamente. Para realizar o teste é muito simples, basta conectar um resistor de 0,1 Ohms/10 W em série com a unidade injetora a ser testada e tomar o sinal (queda de tensão) com o canal do osciloscópio conectado entre a entrada e saída do resistor. Para este valor a leitura equivale a 0,1 V/A.

A atração pode ser vista pela perturbação causada na curva de subida da corrente pela inductância da bobina ao movimentar o induzido. O valor pode ser obtido ensaiando uma unidade nova ou em perfeito estado de funcionamento.

COMPARTILHE:

DEIXE SEU COMENTÁRIO:



Sua Mensagem

Rua José Eduardo de Oliveira Castro, 1-179
Jd. Pagani    Bauru-SP
T.: (14) 3208 5212 ou 3208-5213