O controlador (UCM) do sistema de injeção common rail tem como objetivo controlar o tempo de injeção e a pressão do combustÃvel injetado no motor. A pressão, por sua vez, é controlada pela válvula reguladora de pressão e supervisionada pelo sensor de pressão, que é justamente o subsistema que apresenta um alto Ãndice de falhas.
A baixa ou elevada pressão no rail resulta na parada do motor ou funcionamento com potência reduzida. Essa variação é proveniente de resÃduos no tanque, filtro ou tubulações, que travam ou dificultam o movimento do êmbolo da válvula reguladora de pressão Mprop.
O excesso de pressão ainda pode danificar o sensor de pressão do rail, tornando-o impreciso. A substituição da peça é obrigatória.
O diagnóstico da UCM pode registrar erros pela baixa ou alta pressão do rail ou pelo sensor de pressão defeituoso.
Contudo, é fundamental que um profissional de confiança faça a avaliação, pois outras falhas como: a falta de combustÃvel no tanque, filtro de combustÃvel entupido, defeitos da bomba de alta ou baixa pressão, retorno nos injetores, podem agravar o mesmo erro.